Hoje; a linguagem eletrônica está sendo muito comentada; e faz parte do cotidiano da maioria das pessoas. A linguagem desempenha um papel fundamental na comunicação social. Uma cultura pode depender totalmente; da comunicação oral ou escrita. A comunicação oral; escrita e a eletrônica fazem parte da comunicação viva; interativa; direta; contextualizada; situada em um contexto complexo; principalmente na produção escrita. O tema proposto nesta dissertação envolve a linguagem escrita e a comunicação eletrônica; a partir do que pensam alunos e professores e alunos do ensino médio. Teve como objetivo verificar se os alunos utilizam linguagem eletrônica nos textos escritos e o que pensam sobre a mesma; se a escrita usada pelos alunos está relacionada diretamente à linguagem eletrônica. Observou-se nos textos produzidos pelos alunos algumas dificuldades como: questão de ortografia; concordância verbal e nominal; estrutura textual; também de conteúdo; ou seja; argumentos sobre o mesmo. Categorizou-se as dificuldades apresentadas e analisou-se as mesmas. Metodologicamente; caracteriza-se como pesquisa qualitativa. Os sujeitos deste estudo foram alunos da terceira série do ensino médio e professores de Língua Portuguesa. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas com questões abertas; aplicadas para professores e alunos e coleta de textos produzidos nas aulas de Língua Portuguesa e Geografia. A partir dos dados; foi realizada a análise com base nos autores da área. Diante disso; pode-se verificar que há alguns problemas de escrita relacionados diretamente à linguagem eletrônica. Pode-se observar outras dificuldades; especialmente; de coesão e coerência textual; ortografia e outras de conteúdo. |
domingo, 2 de outubro de 2016
linguagem eletrônica
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